E o "gás" que faz o ar condicionado gelar, prejudica o meio ambiente ?

07/03/2022
Felipe Ferreira

O fluído refrigerante ou o famoso “gás” como chamamos é responsável pela absorção do calor no ambiente através de um processo mecânico de resfriamento e aquecimento dentro de um ciclo de refrigeração por compressão de vapor, ou seja, o fluido refrigerante do ar condicionado é o fluido que absorve calor do ar do ambiente a ser resfriado.

 

Quando há baixo volume de carga do fluído refrigerante que pode ser ocasionado pelo tempo de uso ou por vazamentos o ar condicionado só ventila sem “gelar” e é necessário fazer uma medição do volume do mesmo e averiguar se há vazamentos com uma busca de vazamento feita com gás de hidrogênio e após identificar o local onde vaza é feito a vedação e a “recarga do gás” com o fluído refrigerante.

 

Agora que já sabemos o que é o fluido refrigerante, continuamos com os tipos de fluidos refrigerantes encontrados nos aparelhos de ar condicionado e os danos que podem causar à camada de ozônio.

 

Fluídos Refrigerantes CFC, HCFC e HFC e a camada de ozônio

 

CFC: “Cloro Flúor Carbono” seu uso em climatização e refrigeração iniciou-se na década de 30 e foi proibido na década 1990 por ser muito agressivo à camada de ozônio.

 

HCFC: “HidroCloroFluorCarbonetos” semelhante a ação refrigerante dos extintos CFC’s, os HCFC’s tem alguns átomos de cloro substituídos por hidrogênio (H), exemplo: Fluído refrigerante R-22 ainda muito utilizado em climatização e refrigeração, ele agride a camada de ozônio em cerca de 5% dos danos ambientais que eram causados pelos CFC´s.

 

HFC: "HidroFluorCarbono", mais conhecido como “o gás ecológico”, exemplo: Fluído refrigerante R-410A, que não tem cloro em sua composição e, portanto, não ameaça nossa camada de ozônio. Devido os HFC’s terem todos os átomos de cloro substituídos por hidrogênio.

 

E o resultado dessa utilização do R-410A é: Vantagens de utilizar ar condicionado em empresas e ambientes comerciais, bem como em ambientes residenciais que proporcionam a qualidade ideal do ar e melhoras na produtividade e bem estar além de contribuir efetivamente com o meio ambiente.

 

 

Felipe Ferreira

Felipe Ferreira

Focado no hoje, no aqui e no agora para agregar valor em sua qualidade do ar.

Posts Recentes